terça-feira, 20 de março de 2012

Educação Musical



No post de hoje, falarei um pouco sobre o processo de Educação Musical.

Educação Musical e Desenvolvimento

São inúmeros os estudos que comprovam que o aprendizado musical na infância acarreta em ganhos significativos em diversas áreas, como cognição, percepção auditiva e visual e habilidades motoras.

É comum, hoje, as escolas oferecerem aulas de  musicalização já nas pré-escolas, o que deve ser encarado como um fator extremamente positivo para o desenvolvimento global das crianças:

“... a música é uma actividade demasiado importante para ser negligenciada. É parte integral do desenvolvimento intelectual, cultural, emocional e espiritual das crianças e não deve ser tratada isolada do resto do currículo nem apenas pelos especialistas em música”. (Durrant e Welch, 1995: 3)

Musicalização Infantil

Musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação (Bréscia 2003).

As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro.

Alfabetização Musical

Enquanto a leitura e escrita musical são muito diferentes da linguagem de leitura e escrita, o desenvolvimento inicial de alfabetização musical também pode ser uma poderosa ferramenta no desenvolvimento de alfabetização. Estudos têm mostrado que o aprendizado  musical aumenta o rendimento escolar em um número de diferentes frentes, incluindo a linguagem escrita. Isso parece dar suporte a idéia de que o desenvolvimento da música e da linguagem de alfabetização em nossos alunos podem se reforçar mutuamente. Talvez as diferenças entre as habilidades de leitura e escrita de música e linguagem não sejam tão grandes como parecem à primeira vista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário