No post de hoje, falarei um pouco sobre o processo de Educação Musical.
Educação Musical e Desenvolvimento
São inúmeros os estudos que comprovam que o aprendizado musical na infância acarreta em ganhos significativos em diversas áreas, como cognição, percepção auditiva e visual e habilidades motoras.
É comum, hoje, as escolas oferecerem aulas de musicalização já nas pré-escolas, o que deve ser encarado como um fator extremamente positivo para o desenvolvimento global das crianças:
“... a música é uma actividade demasiado importante para ser negligenciada. É parte integral do desenvolvimento intelectual, cultural, emocional e espiritual das crianças e não deve ser tratada isolada do resto do currículo nem apenas pelos especialistas em música”. (Durrant e Welch, 1995: 3)
Musicalização Infantil
Musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação (Bréscia 2003).
As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro.
Alfabetização Musical
Enquanto a leitura e escrita musical são muito diferentes
da linguagem de leitura e escrita, o desenvolvimento inicial de
alfabetização musical também pode ser uma poderosa ferramenta no
desenvolvimento de alfabetização. Estudos têm mostrado que o aprendizado
musical aumenta o rendimento escolar em um número de diferentes
frentes, incluindo a linguagem escrita. Isso parece dar suporte a idéia
de que o desenvolvimento da música e da linguagem de alfabetização em
nossos alunos podem se reforçar mutuamente. Talvez as diferenças entre
as habilidades de leitura e escrita de música e linguagem não sejam tão
grandes como parecem à primeira vista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário