Helen Christianson
Podemos dizer que é afortunada a criança a quem a mãe, desde seus primeiros dias de vida, proporciona experiências musicais. Essas primeiras experiências contribuem para que mais tarde ela tome gosto pela Música. A Música, como qualquer outra Arte, é cheia de significado, quando é primeiro "aprendida" e não "ensinada". O divertimento vem primeiro; a técnica o segue. O amor pela Música pode ser desenvolvido desde os primeiros dias estendendo-se por toda a infância.
O que é Arte ? Como e a quem traz vantagens
? Podemos dizer que a Arte é simplesmente um meio de criar, de
fazer coisas que concorrem para tornar a nossa vida diária mais
agradável, mais satisfatória. Toda pessoa, ainda que variando
a maneira e a intensidade, é, ao mesmo tempo, um artista e um apreciador
de Arte. Como artista, é o executor que combina a perícia
com sensibilidade às qualidades das coisas. Tanto a execução
como o resultado lhe trazem satisfação. Se alguém
admira seu trabalho, ele está pronto a dizer: "Passei momentos
maravilhosos fazendo isto". Como apreciador de Arte, está
continuamente refletindo sua sensibilidade nas obras que seleciona e adquire
para seu próprio uso e satisfação. Seja ele artista
ou apreciador, o motivo que o impele é o mesmo: buscar experiências
que sejam interessantes, variadas, expressivas e satisfatórias.
Assim a Arte não está ligada a alguma coisa remota, a algo
que tenha de ser visto ou ouvido em passeios ocasionais a museus ou salões
de concerto. A Arte é um modo de vida que contribui para o divertimento
e satisfação no lar, na vizinhança, na escola e na
comunidade.
A Música é uma Arte séria que
deve ser ensinada às crianças ou uma série de deliciosas
experiências a serem compartilhadas com elas? Quantos adultos já
não terão acompanhado o desenvolvimento de seus filhos e
crescido também com eles através do prazer proporcionado
pela Música?
O tradicional método das lições
formais para iniciar o ensino da Música vem sendo usado logo que
a criança, conseguindo alcançar o banco do piano, encontra
prazer primeiro nos sons que ela mesma tira e, mais tarde, nos acompanhamentos
rítmicos para as suas canções. Uma criança
tocou no piano, com um dedo de cada mão, e conseguiu uma agradável
combinação; chamou a mãe e disse-lhe: "Não
é bonito?" Este entusiasmo, em vez de ser participado pela
família, foi interpretado como significativo gosto para as lições.
Assim a criança foi levada a um professor de piano para a sistemática
introdução dos primeiros conhecimentos musicais. O que ela
realmente desejava era ter oportunidade de, tocando e ouvindo, criar novas
combinações sonoras agradáveis. Viu-se, no entanto,
obrigada a estudar e praticar para fins tão remotos, que perdeu
o interesse e a Música tornou-se uma obrigação em
vez de um prazer.
Há, naturalmente, uma ocasião em que
os ensinamentos de um técnico serão muito importantes no
desenvolvimento artístico da criança. Agora, como pequena
artista que é, está mais interessada em tocar livremente
do que em ficar sob os cuidados de um mestre. É tal qual a criança
que, quando interrogada sobre o novo livro que recebeu, retrucou solenemente:
"Ele fala muito mais sobre os pingüins do que eu desejaria saber".
Talvez nesses primeiros anos de vida da criança seja o adulto que
necessite recuperar sua perícia nos instrumentos a que se dedicou
há anos atrás. Seus esforços de amador serão
bem recompensados pela satisfação de proporcionar maiores
oportunidades à família de se divertir com a Música.
Para o pai que já é um verdadeiro musicista, há a
oportunidade assaz agradável de descobrir quais as músicas
que serão apreciadas, não só pelos adultos como também
pelas crianças.
Os pesquisadores da Música e os especialistas
no desenvolvimento da criança chegaram à conclusão
de que o divertimento pela Música, é mais importante do
que a imposição de técnicas na primeira infância.
As lições propriamente da Música. devem ser proporcionadas
à criança dos oito anos de idade em diante, dependendo de
que ela deseje, realmente, aprender, tenha boa saúde, coordenação-motora,
seja ajustada social e emocionalmente, e outras condições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário