Helen Christianson
Podemos dizer que é afortunada a criança a quem a mãe, desde seus primeiros dias de vida, proporciona experiências musicais. Essas primeiras experiências contribuem para que mais tarde ela tome gosto pela Música. A Música, como qualquer outra Arte, é cheia de significado, quando é primeiro "aprendida" e não "ensinada". O divertimento vem primeiro; a técnica o segue. O amor pela Música pode ser desenvolvido desde os primeiros dias estendendo-se por toda a infância.
O que é Arte ? Como e a quem traz vantagens 
        ? Podemos dizer que a Arte é simplesmente um meio de criar, de 
        fazer coisas que concorrem para tornar a nossa vida diária mais 
        agradável, mais satisfatória. Toda pessoa, ainda que variando 
        a maneira e a intensidade, é, ao mesmo tempo, um artista e um apreciador 
        de Arte. Como artista, é o executor que combina a perícia 
        com sensibilidade às qualidades das coisas. Tanto a execução 
        como o resultado lhe trazem satisfação. Se alguém 
        admira seu trabalho, ele está pronto a dizer: "Passei momentos 
        maravilhosos fazendo isto". Como apreciador de Arte, está 
        continuamente refletindo sua sensibilidade nas obras que seleciona e adquire 
        para seu próprio uso e satisfação. Seja ele artista 
        ou apreciador, o motivo que o impele é o mesmo: buscar experiências 
        que sejam interessantes, variadas, expressivas e satisfatórias. 
        Assim a Arte não está ligada a alguma coisa remota, a algo 
        que tenha de ser visto ou ouvido em passeios ocasionais a museus ou salões 
        de concerto. A Arte é um modo de vida que contribui para o divertimento 
        e satisfação no lar, na vizinhança, na escola e na 
        comunidade.
A Música é uma Arte séria que 
        deve ser ensinada às crianças ou uma série de deliciosas 
        experiências a serem compartilhadas com elas? Quantos adultos já 
        não terão acompanhado o desenvolvimento de seus filhos e 
        crescido também com eles através do prazer proporcionado 
        pela Música?
O tradicional método das lições 
        formais para iniciar o ensino da Música vem sendo usado logo que 
        a criança, conseguindo alcançar o banco do piano, encontra 
        prazer primeiro nos sons que ela mesma tira e, mais tarde, nos acompanhamentos 
        rítmicos para as suas canções. Uma criança 
        tocou no piano, com um dedo de cada mão, e conseguiu uma agradável 
        combinação; chamou a mãe e disse-lhe: "Não 
        é bonito?" Este entusiasmo, em vez de ser participado pela 
        família, foi interpretado como significativo gosto para as lições. 
        Assim a criança foi levada a um professor de piano para a sistemática 
        introdução dos primeiros conhecimentos musicais. O que ela 
        realmente desejava era ter oportunidade de, tocando e ouvindo, criar novas 
        combinações sonoras agradáveis. Viu-se, no entanto, 
        obrigada a estudar e praticar para fins tão remotos, que perdeu 
        o interesse e a Música tornou-se uma obrigação em 
        vez de um prazer. 
Há, naturalmente, uma ocasião em que 
        os ensinamentos de um técnico serão muito importantes no 
        desenvolvimento artístico da criança. Agora, como pequena 
        artista que é, está mais interessada em tocar livremente 
        do que em ficar sob os cuidados de um mestre. É tal qual a criança 
        que, quando interrogada sobre o novo livro que recebeu, retrucou solenemente: 
        "Ele fala muito mais sobre os pingüins do que eu desejaria saber". 
        Talvez nesses primeiros anos de vida da criança seja o adulto que 
        necessite recuperar sua perícia nos instrumentos a que se dedicou 
        há anos atrás. Seus esforços de amador serão 
        bem recompensados pela satisfação de proporcionar maiores 
        oportunidades à família de se divertir com a Música. 
        Para o pai que já é um verdadeiro musicista, há a 
        oportunidade assaz agradável de descobrir quais as músicas 
        que serão apreciadas, não só pelos adultos como também 
        pelas crianças.
Os pesquisadores da Música e os especialistas 
        no desenvolvimento da criança chegaram à conclusão 
        de que o divertimento pela Música, é mais importante do 
        que a imposição de técnicas na primeira infância. 
        As lições propriamente da Música. devem ser proporcionadas 
        à criança dos oito anos de idade em diante, dependendo de 
        que ela deseje, realmente, aprender, tenha boa saúde, coordenação-motora, 
        seja ajustada social e emocionalmente, e outras condições.
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