quarta-feira, 30 de novembro de 2011

MÚSICA E EDUCAÇÃO

         

         Entre os 3 e os 10 anos de idade, a região do cérebro humano responsável pela área musical está mais ativa e, portanto, mais suscetível de ser estimulada pela música. Se a criança receber educação musical nesse período, terá sua sensibilidade artística altamente favorecida e poderá desenvolver grande virtuosismo musical. Além disso, serão estimuladas outras áreas do cérebro.
Por estimular em alto grau os circuitos cerebrais, a música ajuda no raciocínio lógico e matemático, contribui para a compreensão da linguagem, para o desenvolvimento da comunicação e o aprimoramento de outras habilidades.
De acordo com pesquisas, crianças com alguns meses de aula de piano e canto mostraram melhores resultados na cópia de desenhos geométricos, na percepção espacial e no jogo de quebra-cabeças do que as que não tiveram aulas de música.
Ainda que a criança não receba aula de música formal, ela pode ser estimulada pela música que ouve em casa, na escola e em outros ambientes, e será influenciada de acordo com a qualidade e a variedade da música que ouvir.
Nessa fase, os pais têm a oportunidade de oferecer a seus filhos instrumentos musicais de brinquedo e observar seu comportamento e, quando for o caso, estimular o desenvolvimento de suas potencialidades musicais.
É na infância que começamos a formar nosso repertório e quando começam a se esboçar nossos gostos por determinados gêneros e estilos musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário